Educação Infantil

O Colégio Arcon busca oferecer condições para que a criança possa descobrir, agir, modificar, construir, perguntar e socializar. Além disso, trabalhamos respeitando as diferenças e necessidades individuais, de modo a favorecer a formação integral do educando.

A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais importantes para a formação e desenvolvimento social, emocional e intelectual do indivíduo. Por isso, nosso objetivo é estimular a criança desde a infância para o desenvolvimento de todas as suas potencialidades, e prepará-la para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado.

As aulas dos componentes da base comum e da parte diversificada são elaboradas de forma transdisciplinar e contextualizadas com recursos variados (histórias, músicas, rodas de conversa e filmes). A partir desse contexto propõem-se algumas estratégias, como: brincadeira, jogo, dramatização, entre outras, em que o educando vivencia os conteúdos na prática, aprendendo de forma prazerosa e significativa. Para fechar a aula e avaliar a aprendizagem, os alunos registram o que aprenderam, através de atividades de fixação (cadernos, folhas, apostilas e cartazes).

 

Avaliação de Desenvolvimento

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada de forma contínua, com uma análise diária do desenvolvimento da criança, nos aspectos social, emocional e intelectual, respeitando cada faixa etária.

O processo de letramento/alfabetização começa ainda no maternal, quando as crianças já têm os primeiros contatos sistematizados com o universo da escrita, sendo assim, a partir das turmas de jardim l, o desenvolvimento da escrita é acompanhado através de portfólio, para que a equipe pedagógica atue diretamente na dificuldade do aluno e estimule a evolução contínua.

Os responsáveis serão informados a respeito do desenvolvimento do educando nas reuniões de pais, que acontecem trimestralmente e recebem a ficha de avaliação individual de desenvolvimento social, emocional e intelectual do aluno (Biopsicossocial).

 

Adaptação

A adaptação consiste numa série de passos que facilitam a entrada da criança na rotina escolar, pois sabemos que é gradativo o processo de fazer novas ligações afetivas.

Sempre acompanhada de perto pelos pais e sem um período determinado, uma vez que cada criança tem seu ritmo e cada família suas características próprias.

Equipe Profissional

Temos uma equipe qualificada, em constante processo de atualização e comprometida com a proposta pedagógica, preparada para desenvolver habilidades e competências nos alunos.

Nossos professores contam com a orientação e supervisão de uma equipe gestora pedagógica (coordenadora e diretora pedagógica). As turmas de Educação Infantil também contam com uma auxiliar de classe e professores especialistas nas aulas diversificadas.

 

Cuidar

Na primeira infância, as crianças caminham muito rapidamente rumo à aquisição de uma maior autonomia. Desde os primeiros passos passam a realizar, cada vez mais, pequenas tarefas sozinhas.

Durante todo o curso da Educação Infantil, estimulamos, orientamos e cuidamos para que durante estes ensaios rumo à autonomia, a criança não deixe de ser assistida de forma cuidadosa e atenta. Dar espaço para exercitar “novos afazeres” é também uma forma de cuidar.

  • O espaço físico do colégio Arcon oferece a seguinte infraestrutura para este seguimento:
  • Salas de aulas arejadas, com mobiliário adequado para cada faixa etária;
  • Contamos com uma infraestrutura adaptada para à acessibilidade;
  • Refeitório;
  • Sollarium;
  • Quadra poliesportiva;
  • Espaço recreativo;
  • Dois parques cobertos, sendo um deles com toldo retrátil para melhor aproveitamento dos dias ensolarados;
  • Sala multimídia;
  • Pátio para recreação.
  • Além disso, dentro do horário pedagógico teremos aulas de:

  • Aula com tablet;
  • Ballet;
  • Cuidar;
  • Judô;
  • Música;
  • Xadrez;
  • Culinária;
  • Horticultura;
  • Aula de corpo e movimento.